quinta-feira, 18 de março de 2010

Tomado: Buçaco Tinto Reserva 1982

Esse eu tomei!
No jantar de 22/01/2010, no Hotel Palace Buçaco, em Portugal.
Este foi o primeiro vinho que tomamos no jantar - eu, Taci, Carlão e Giovana, para acompanhar um esplendido leitão da Bairrada.
Este vinho, segundo nos foi informado, é feito com 60% de Baga e 40% de Touriga Nacional.
Tivemos uma experiência bem diferente e marcante, pois trata-se de um vinho peculiar e já bastante envelhecido.
A coloração já se apresentava amarronzada e os aromas lembravam cortiça e couro. O sabor era bastante complexo e leve, com um final muito redondo. Muito bom.
Nada obstante, tenho que registrar aqui que as meninas não gostaram do vinho, sendo que a Giovana comentou: "Aroma de carpete molhado e gosto de pano de chão". Um pouco exagerado da parte dela, não acredito que o vinho estivesse deteriorado (achei agradável de tomar), era apenas a característica deixada pelo longo envelhecimento (28 anos).
Note-se, finalmente, que o rótulo da garrafa é novo, porque as safras antigas são guardadas sem rótulo, os quais são colados pelo maître apenas quando do serviço do vinho no restaurante do Hotel. Pos isso inclusive pedimos um rótulo com a inscrição "Reserva" para guardar, pois o que colaram na garrafa (foto abaixo) era "Reservado", denominação utilizada apenas a partir de 2000 pelo Buçaco:

Um comentário:

  1. Que privilégio poder degustar um Buçaco.Eu me refiro a fama destes vinhos. Devem ser maravilhosos mesmos.Agora,o que será que teria acontecido ao vinho, pelo comentário das sras? Esquisito não?
    Bom, gostei muito do vosso blog, seja pela alta qualidade dos vinhos degustados, bem como, pela linguagem simples e acessível.
    Parabéns.
    Abraços.

    José Carlos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails