sábado, 1 de maio de 2010

Tomado: Savigny-lès-Beaune 2005 Château Gènot-Boulanger

Esse eu tomei!
Na noite de sexta-feira (30/04), acompanhado do Carlão, Taci, Gi, da Vó (que hoje deve estar visitando o Cristo e o Bondinho no Rio de Janeiro) e muitas castanhas torradas e, como sempre, doritos...
Este vinho eu comprei no Club du Tastevin, dividi um caixa com o Pedroso. Aliás, o Pedroso já tinha aberto uma de suas garrafas e me disse que o vinho era muito bom, um branco da borgonha de primeira linha.
E foi o que pude comprovar.
O vinho tem coloração amarela clara, com aromas de frutas cítricas suave e agradável. O sabor também frutado, mas com toques de frutas secas e um pouco de defumado. Final persistente e bem ácido. Deve acompanhar muito bem uma boa comida (vou guardar minhas próximas garrafas para essas ocasiões).
Faço aqui uma observação importante, pois minha adega de brancos estava a 10º, o que escondeu um pouco do sabor e evidenciou a acidez do vinho. Após 20 minutos aberto o vinho, que já devia estar a uns 13º, melhorou muito, a acidez se equilibrou e o sabor se mostrou mais persistente e encorpado.
Um belo chardonnay.
Fica aí a dica: Não gele muito qualquer vinho branco, pois para os bons e encorpados até mesmo uma diferença de 2, 3 graus pode impedir que se sinta o sabor em sua plenitude !
PS: Detalhe da foto - a escultura preferida da Giovana, batizada por ela como 'Sugiro'. Eu chamaria de Samurai Dart Vader, por causa da traqueostomia....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails