domingo, 10 de outubro de 2010

Tomados: De Vosne-Romanée a Sylvaner da Alsácia, passando por um Brunello

Esses nós tomamos !
Quando programei a balada, pensei em mudar um pouco o cardápio tradicional de vinhos, colocando à prova um branco da Alsácia, feito com a uva Sylvaner, para acompanhar os azeites, os queijos e os frios que compramos.
Porém, logo depois dos espumantes a galera pediu para irmos direto para os tintos. Não quis discutir e então resolvi abrir um tinto mesmo. Escolhi primeiro o Vosne-Romanée, que é bem delicado, mas é incrivelmente saboroso, muita fruta e equilíbrio. Os bons borgonhas sempre deixam os convidados boquiabertos, e com esse foi exatamente assim.


Na sequência tomamos um belo Brunello que o Fio trouxe. Um exemplar do Camigliano, de 2003. Um vinho já bem redondo, envelhecido - com a colaboração da decantação - e muito macio, mas ainda com traços potentes dos taninos da sangiovese.


Muito bom, mas um verdadeiro contraste para o borgonha.
Como as comidas eram leves e já tínhamos tomado muito, a garrafa seguinte foi de um Givry 1er Cru, vinho já postado por aqui e muito bom, sempre elogiado.
Serafim e a garrafa...
Saciados os convidados, resolvi voltar ao plano original, abrindo então uma garrafa do branco alsaciano, um Sylvaner muito diferente, floral, com um belo corpo e acidez não muito forte. Um vinho peculiar e que simplesmente caiu perfeito com os queijos e os azeites.

Todos acabaram concordando que ele foi a melhor harmonização da noite...Os últimos foram os primeiros desta vez.
Já tinha postado esse vinho aqui - vide post - mas retiro meu comentário sobre a leveza. É um vinho muito equilibrado, é refrescante (apesar de uma acidez não muito marcante), mas tem um bom corpo, que às vezes engana porque os aromas e sabores são muito frutados e florais, dando uma impressão de delicadeza extrema que cai por terra quando combinamos com comida. ele guenta bem!!e como!
Ótima pedida, preciso comprar mais dele, até porque é um vinho de ótimo preço (uns 60 reais no Taste-Vin)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails