segunda-feira, 29 de março de 2010

Tomado: Porto Tawny 10 anos Burmester

Esse eu tomei!
Antes de mais nada preciso dizer que após o almoço de domingo tomei, na companhia do sogrão Vascão, o final da garrafa do Calém 10 anos que trouxe de Portugal.
Ainda vale mencionar que tomei novamente, no jantar, o Quinta da Lagoalva Reserva (já postado aqui: http://esseeutomei.blogspot.com/2010/03/tomado-quinta-da-lagoalva-reserva-2006.html). Esse vinho é realmente um grande custo benefício, sendo ótima opção para quem gosta de vinhos modernos mas sem abuso de madeira (dá para sentir perfeitamente as características da cabernet e da syrah).
Faço essas colocações porque o Quinta da Lagoalva merecia ser lembrado, assim como porque o Calém 10 anos me serviu de comparação para analisar este Burmester 10 anos.
Apesar de ter aberto a garrafa ontem para tomar apenas uma taça, já pude perceber a diferença entre esses dois Portos tawny de mesma idade.
O Burmester é um pouco mais claro (alaranjado), os aromas são semelhantes (frutas secas, amendoas, típico dos tawnys envelhecidos), mas o sabor final é um pouco diferente.
O Calém é um pouco mais adocicado e redondo, mais persistente.
Já o Burmester me pareceu mais leve de final, menos persistente e uma sensação um pouco aguada.
Eu gostei muito do vinho, já disse aqui que tenho leve predileção pelos tawnys, sendo os 10 anos um vinho de excelente nível, com bom custo/benefício.
Porém, ressalto que achei o Calém 10 anos superior(http://esseeutomei.blogspot.com/2010/02/tomado-calem-10-anos-porto-tawny.html), assim como o Niepoort 10 anos que já comentei neste blog (http://esseeutomei.blogspot.com/2010/02/tomado-porto-niepoort-tawny-10-anos.html).

Em contrapartida, o Burmester é vendido na Adega Alentejana a um preço um pouco melhor (acho que é menos de 130 reais, enquanto que o Niepoort é uns 170 na Mistral).
Em resumo, todos são boas opções, seja pelo preço seja pela qualidade levemente superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails