terça-feira, 6 de julho de 2010

Correspondente Internacional: Julia direto da Espanha e da França

Direto da europa, nossa mais nova correspondente, Srta. Julia Guimarães, iniciando suas incursões no mundo do vinho. Tomou, escreveu e blogamos; bons vinhos da Espanha e o tradicional Côtes du Rhône.

Julia, apenas uma correção, o vinho que vocês tomaram em Madrid é feito com a uva Tempranillo (100%). O termo Crianza apenas define alguns requisitos do vinho, como o tempo em barris de carvalho (os Crianza devem envelhecer ao menos 2 anos após a colheita, sendo pelo menos 12 meses em carvalho). É algo como 'Reserva', 'Gran Reserva', etc.

Adorei seus relatos e as fotos, especialmente o leitão, de dar água na boca. Que a viagem continue nesse ótimo ritmo !

Impressões da nossa correspondente:

"Oi Rodrigo,

Tudo bem?

Aqui está tudo ótimo! Hoje é a primeira noite em Paris e já passamos por Madri.
Então finalmente vamos mandar notícias dos vinhos que tomamos (eu, Gui, Tia Ana e Tio Paulo – pais do Gui – e Thi – irmão do Gui).

Na primeira noite, para comemorar nossa chegada em Madrid, tomamos um vinho Espanhol, é claro!! Foi um RIOJA CAMPILLO 2006, de uma uva que não conhecíamos, CRIANZA. Tem esse nome pois é colhida ainda nova, por isso também é um vinho bem suave, com gosto bem frutado e combinou bem com nossos pratos de macarrão com camarões! P.S. Foi tão aprovado que depois das entradinhas já tivemos que pedir uma 2ª garrafa!!
Na segunda, fomos ao restaurante mais antigo do mundo (segundo o Guiness Records), fundado em 1725, fica próximo à Plaza Mayor de Madrid. Para acompanhar o prato principal da casa, um leitãozinho inteiro ao forno (dividido para 5 pessoas, é claro!! - olha a foto!), pedimos um vinho um pouco mais encorpado, um EMILIO MORO RIBERA DEL DUERO 2006, esse um pouco mais ácido e segundo o tio Paulo, com bastante tanino (eu descobri que vinhos com muito tanino me fazem espirrar!!).



No último dia em Madrid, de despedida, tomamos a conhecida CAVA, espumante da Espanha,CAVA FREIXENET BRUT BARROCO RESERVA. Geladinha e suave foi a pedida certa para amenizar o calor que estava fazendo e acompanhar minha salada de folhas com queijo de cabra grelhado com nozes e damascos.

Hoje, na primeira noite em Paris, fomos ao agitado bairro de Quartier Latin e jantamos em um restaurante típico delicioso. Tomamos um CÔTES Du RHÔNE LES PIERRES 2008, bem suave e de cor mais avermelhada, um pouco mais ‘’translúcido’’, nada de espetacular, tinha um gostinho de ‘’vinho da casa’’, o gosto do álcool ainda estava bem forte.

Por enquanto é isso! Depois mandamos mais notícias!
Beijos"
Julia, a propósito, você esqueceu de falar o nome do restaurante antigo em que comeram o leitão....acrescente isso nos comentários, acho que muita gente vai querer conhecer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails