quarta-feira, 19 de maio de 2010

Les Crayères - O Hotel e o Restaurante !!!

Nos últimos posts sobre o Champagne falei um pouco das crayères, as caves escavadas no calcário da região, que são imensas e hoje funcionam como local de produção e armazenamento dos vinhos da região.
Confesso, no entanto, que tive a idéia de escrever um pouco sobre este tema porque não sabia o significado da palavra crayère, o que só descobri durante a leitura do livro "Champanhe" de Don e Petie Kladstrup.
E digo isso porque essa palavra já me era familiar, apesar de eu não saber seu significado, já que em ambas as visitas que fiz à Champagne (95 e 99), fiquei hospedado e tive o privilégio de jantar no restaurante do Les Crayères, um fabuloso hotel ligado à rede Relais & Châteaux.
É um hotel incrível, localizado em Reims, no coração da Champagne.
O prédio principal é um verdadeiro palácio:


Eu e Taci em frente ao Hotel - 1999

Os quartos do prédio principal são refinadíssimos e pitorescos, além de contar com produtos de banheiro fornecidos pela Hermes - como diria Ataíde Patrese, um luxo:

Taci no quarto localizado no prédio principal - 1999

Há ainda quartos localizados na área externa do hotel, sendo verdadeiros mini-palácios espalhados pelo terreno. Este é o que ficamos em 1995:

Zé Olinto e Elsa em trajes de gala antes do jantar - 1995

Além do Hotel ser maravilhoso, com serviço impecável, mesmo que você esteja apenas visitando a região e esteja hospedado em Paris, por exemplo, vale agendar um jantar no restaurante Le Parc, onde a comida é incrível e o sommelier é especialista em Champagne, conhecendo as características dos champagnes listados nas centenas de páginas da carta de vinhos dedicada praticamente só aos espumantes.

O Hotel até mesmo desenvolveu sua própria taça de champagne, especial para degustação de grandes vintages:

Um lugar maravilhoso e mágico para quem gosta de Champagne, sendo pronto fraco apenas o preço... ouvi dizer que hoje em dia um jantar sai por cerca de 300 euros por pessoa... saudades do franco francês e do dólar 1 para 1 !

2 comentários:

  1. O hotel pertence a Gerard e Sylvia Boyer e conquistou e mantém 3 estrelas do Michelin desde 88. Para o que é, chega a ser barato. Talvez, bem provável, um dos melhores restaurantes que provei.

    ResponderExcluir
  2. iIcrivel, mas coincidentemente, procurando fotos de minha infancia para levar na Oficina da Sofia, peguei o album da nossa viagem de 1995 e parei para olhar as fotos do Les Crayères, que me trouxeram maravilhosas recordações... e agora seu pai vem me dizer que voce postou fotos do referido Hotel no blog... é uma incrivel e agradavel coincidencia que até me emociona..... gros bisous cheri...ta mammam Elsa

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails